quarta-feira, 3 de março de 2010

Sobre resgate histórico e formação profissional


Participei no último sábado de uma atividade intitulada "Roda de Conversa" sobre Movimentos Culturais de Feira de Santana, parte do Projeto de Resgate Histórico que acontece no CETEB - Feira, com alunos que chegaram ma instituição para fazerem cursos técnicos de formação profissional. A inciativa é fruto de um trabalho desenvolvido com alunos do curso de Desing anteriormente. Hoje, todos que chegam realizam o Resgate Histórico, uma prposta de conhecimento-reconhecimento da história de cada um, da sua identidade, do seu pertencimento a uma determinada cultura.
Alunos dos cursos (Técnicos) de Enfermagem, Eletroeletrônica, Química, Eletrotécnica e Produção de Moda encheram o auditório nas manhã e tarde de sábado, para conversarem com Adilson Simas (Blog http://www.porsimas.blogspot/ e rádios e jornais de Feira), jornalista Geraldo Vieira (www. infocultural.com.br , autor do projeto Trilogia do Reggae em Feira e homenageado no último carnaval em Salvador), e Everaldo Lima, jornalista (TvUEFS, TV Cultura e jornais de Feira de Santana) e historiador; Carlos Lima, jornalista e memorialista de Feira de Santana, responsável pela preservação do Arquivo do Jornal Folha do Norte, que recenetemente completou cem anos; Frei Cal - vereador de Feira de Santana e articulador de movimentos sociais voltados para a preservação e respeito dos elementos culturais de origem afro-brasileira e o Historiador, Prof. Doutor Aldo José. Conjuntamente, estes profissionais promeveram uma grande atividade de troca de conhecimento sobre Feira de Santana e alguns dos seus movimentos culturais, como a micareta, o bando anunciador, a levagem da lenha, a feira livre e seus percursos na cidade... O prof. Adaury Porto trouxe para o grupo dados sobre a questão arquitetônica em Feira. Importantíssima questão.
Tive a honra de mediar esta Roda de Conversa, junto com Professor Radival Galiano.
Os professores da instituição, que trabalham no Projeto Resgate Histórico, Juliano, Yrlane e Murilo, completaram de forma positiva discussão sobre a temática, favorecendo a relação entre a construção do saber sobre movimentos culturais e identidade cultural. Esperamos que futuramente, cada profissional saído da instituição, encontre no su peril profisional, uma relação entre sua atuação e a sua História e Projeto de Vida.
Valeu a pena... Encontramos almas enormes naquele dia...

A. Spínola

3 comentários:

Luine disse...

São eventos como esse que faz crescer um cidadão!

A Spínola disse...

Ops! Tb acho Luine...
Bjs!

RENATA-CANDEIAS disse...

cd as nossas fotos..beijao renata -candeias